Nós trabalhamos com dois tipos de materiais: a Prata 925 e os acessórios com banho hipoalergênico. Lembrando que, independente do material da peça, a sua joia merece ser cuidada para que ela seja sempre o seu amuleto protetor. Além dos cuidados em relação ao metal, você não pode se esquecer dos cuidados que são necessários com determinadas pedras naturais que não se comportam bem com o excesso de água e sol (ótimas formas de energização) como, por exemplo, a ametista, fluorita, selenita, pirita, turmalina, entre outras. Siga o nosso Instagram (@allma.cristais) porque sempre compartilhamos conteúdos ajudando com esses assuntos.
Sobre os cuidados com o metal, sugerimos:
Acessórios Hipoalergênicos
São confeccionadas em metal com diversas camadas de um banho hipoalergênico, ou seja, um banho na cor prateada livre de níquel (niquel free). Com isso, reduzimos a possibilidade de alergias em até 95%, tendo em vista que foi retirado da composição o níquel - principal causador de reações alérgicas.
As peças hipoalergênicas são joias para a vida toda! Elas não oxidarão e/ou escurecerão tendo os cuidados necessários como:
Acessórios em Prata 925
Todas as nossas peças de prata são confeccionadas em Prata 925, e a sua oxidação (escurecimento) é completamente normal! Por isso, antes de explicar como limpar as suas pratas, vamos entender o motivo delas escurecerem.
A oxidação é apenas uma camada de sulfeto de prata (que tem a cor escura) sobre a joia, o que não a qualifica como uma prata de má qualidade, ou uma “prata baixa” como é dito do mercado também. Essa reação química ocorre devido a uma reação da prata com compostos de enxofre (existentes no ar, na queima dos combustíveis de carros, e em produtos de beleza), como o dióxido de enxofre e o gás sulfídrico.
Além disso, o suor é outra substância que ajuda a sua prata escurecer, por ele ser composto de água e sais minerais dissolvidos. Dentre eles, o cloreto de sódio, mas também elevados níveis de ácido úrico no sangue, fatores que ajudam a superfície da joia a se misturar com gases existentes no ar, facilitando a reação formadora da camada escura. Por fim, o uso de medicamentos como controladores do nível de tireoide, usuários praticantes de quimioterapia, também terão uma propensão maior ao escurecimento da prata.
Parece uma aula de química né? Mas para que você não tenha que SEMPRE limpar as suas peças, te daremos umas dicas em como diminuir o tempo de oxidação da sua joia.
Então, como limpar a sua prata caso esteja oxidada?
Utilize o líquido azul limpa prata e finalize com a flanela de brilho e polimento.
Derrame, por completo, o líquido limpa pratas em um recipiente (fique tranquila, ele é reutilizável) e, em seguida, faça a imersão da sua joia no líquido realizando movimentos circulares. Atenção, essa imersão não deve durar mais do que 15 segundos! Apesar de ser um produto específico para a prata, não deixa de ser um produto químico que, no longo prazo, pode corroer e danificar a sua peça.
Retire sua joia e lave na água corrente para retirar os resquícios do produto, seque em um pano e finalize com a flanela limpa pratas dando brilho e polimento à peça.
Aposte na flanela de polimento! As flanelas conseguem tirar a sujeira e ao mesmo tempo polir as peças, dando um super brilho a prata escurecida. Além disso, ela não requer necessariamente o uso de outro produto, sendo uma maneira bem “limpinha e seca” de limpar joias de prata. Outro ponto positivo, é que as flanelas não oferecem risco algum de danificar a integridade das peças.
Atenção! Nunca ferva ou mergulhe no líquido limpa pratas pérolas, madrepérolas, zircônias coloridas ou pedras naturais, pois os danificarão, causando a alteração das suas características originais. A dica para estes casos é a imersão na água fervente ou no líquido limpa pratas apenas da superfície contendo prata na peça, como a região da corrente, por exemplo.
Atenção! Ao limpar com a flanela limpa pratas, tome muito cuidado para não arrebentar a sua joia! Elas são peças delicadas e frágeis, logo o atrito da peça com a flanela deve ser feito de forma muito cautelosa, ou seja, apenas faça o contato, e não coloque força! Mais força do que o necessário não fará com que a sua peça fique mais limpa, mas sim a quantidade repetitiva do atrito.